A Inteligência Emocional nada mais é do que a capacidade ou habilidade de identificarmos nossas emoções e sabermos lidar com elas.
Porém, existem dentro de nós sentimentos e emoções que bloqueiam o desenvolvimento da Inteligência Emocional. É o que chamo de inimigos emocionais.
Esses inimigos podem ser desenvolvidos por traumas que sofremos, por problemas psicológicos, ou simplesmente por não ter coragem de enfrenta-los, ou não saber como enfrenta-los. Por isso é importante que cada pessoa identifique os seus inimigos, para então, começar os mecanismos para vencer estes inimigos, ou conseguir ter o entendimento de buscar ajuda de um profissional para auxiliá-lo.
Eu gosto de citar um conjunto de 6 inimigos que a maioria das pessoas, em algum momento da vida, os conheceram:
– Autosabotagem
– Procrastinação
– Ansiedade
– Estress
– Medo
– SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado)
No livro, Inteligência Emocional: Vença Seus Inimigos, faço uma explanação mais detalhada sobre cada inimigo emocional, incluindo testes para cada um realizar e conseguir um maior entendimento sobre sí próprio e como deve agir ou reagir frente a seus inimigos emocionais para que consigam vencê-los e desenvolverem a Inteligência Emocional.
Existem muitos outros inimigos emocionais que podem se desenvolver em cada pessoa, por isso é importante ter um entendimento da sua capacidade / habilidade emocional para conseguir entender que existem outros inimigos emocionais, poder identifica-los em cada pessoas e buscar formas para vencê-los. Cada pessoa desenvolve esses inimigos em diferentes fases e momentos da vida, de acordo com suas vivências, traumas, emoções e meio em que vive.
É importante salientar que o que pode ser um inimigo emocional para uma pessoa pode não ser para outra, pois a forma com que cada pessoa lida com suas emoções é diferente. Inclusive dentro de cada pessoa, a forma que cada um lida com suas emoções é diferente de tempos em tempo.
Dessa forma é muito importante que cada pessoa se conheça, se entenda, para conseguir vencer e desenvolver ainda mais sua Inteligência Emocional.
“No artigo do próximo mês, explicarei os mecanismos para vencer esses inimigos”.