INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

VOCÊ SABIA QUE TODOS NÓS TEMOS 9 TIPOS DE INTELIGÊNCIA?

E QUE A PARTIR DESTAS 9, DESENVOLVEMOS OUTRAS?

Para entendermos melhor a área das inteligências e como funciona, é importante voltarmos ao início da década de 1980, quando o psicólogo e neurocientista norte-americano Howard Gardner publicou seus estudos sobre as inteligências múltiplas, em que defendia que todas as pessoas possuem cada um dos sete tipos de inteligência; e, em 1999, acrescentou mais duas. Embora cada tipo seja mais desenvolvido em algumas pessoas do que em outras, todos os nove tipos têm a mesma importância. Não há uma mais valiosa que a outra, pois precisamos de todas para enfrentar a vida, independente da profissão ou área de estudo.

O que vai mudar de pessoa para pessoa, será o desenvolvimento de cada uma, tanto por instinto próprio, quanto por vontade de desenvolver a habilidade de alguma das inteligências.

Vejamos os 9 tipos de Inteligências, segundo Gardner:

– inteligência linguística

– inteligência lógico-matemática

– inteligência espacial

– inteligência musical

– inteligência corporal e sinestésica

– inteligência naturalista

– Inteligência existencialista

– Inteligência intrapessoal

– Inteligência interpessoal

A partir do momento que entendemos que todas essas inteligências fazem parte de nós, podemos fazer uma auto análise e descobrir qual delas mais se sobressai em nós e qual delas necessita de auxílio para se desenvolver.

Após este entendimento, passamos a ter dois caminhos:

Pegar a ou as, inteligências que nos sobressaímos, que temos “facilidade” ou que estão mais desenvolvidas e buscar ferramentas para aprimorá-las ainda mais. É transformar o que somos de bom em ótimo. É Desenvolver o que já temos de sobressalente, para que sejamos especialistas em determinada área.
Buscar desenvolver as inteligências que entendemos que não temos habilidades, mas aqui precisamos ter cuidado, pois, desenvolver uma habilidade é algo que leva tempo, esforço, disciplina, e para isso precisamos ter muito clara a consciência se realmente isso é necessário, se aperfeiçoar determinada Inteligência é ou não essencial para nossa vida.
Destas inteligências, resultam outras, como por exemplo, se juntarmos a Inteligência Pessoal com a Inteligência Interpessoal, o resultado será o desenvolvimento de nossa Inteligência Emocional (Inteligência a qual escrevi um livro sobre e que já desenvolvi vários artigos neste blog).

O importante é cada pessoa, entender a si mesmo, conhecer-se, para então buscar pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento do que julgar necessário para si, para seu crescimento, para sua evolução, como pessoas, como ser Humano e assim, fazer a diferença em seu mundo, seu espaço, sua vida.

Categorias: Inteligência Emocional.