A ANSIEDADE PROVOCADA PELO ISOLAMENTO E CRISE

Nossa Inteligência Emocional nunca foi tão testada e necessária quanto neste momento.

É na crise que precisamos ter um controle emocional superior ao dia a dia normal, pois neste momento precisamos estar firmes, equilibrados, centrados para conseguirmos ter consciência de nossos atos e sabermos ter discernimento sobre as situações.

Não é fácil, mas não podemos deixar que nossos inimigos emocionais tomem conta de nosso corpo e mente, precisamos colocar a prova nosso autoconhecimento para sabermos como enfrentar todas as situações novas que estão surgindo.

Nunca imaginamos que viveríamos uma situação de isolamento involuntário e que isso seria tão difícil. Mas por que é difícil?

A resposta é simples, porque não temos o controle da situação, porque não temos noção de como será o futuro, não sabemos como e quando isso tudo irá terminar, não sabemos as consequências reais dessa situação toda, mas uma coisa temos certeza, se não estivermos emocionalmente estáveis todas essas perguntas abrem a porta para um grande inimigo….. a ANSIEDADE!

A Ansiedade nada mais é que o medo do futuro, medo do que não podemos controlar. Ou seja, o exato momento que estamos vivendo.

Precisamos ter paz no coração e calma nos pensamentos pois não há respostas para todas essas perguntas sobre o futuro; então, sofrer por antecedência só vai nos deixar doentes e a ansiedade é uma dessas doenças que é grande inimiga de nossa Inteligência Emocional.

Uma pessoa que desenvolve a ansiedade, não conseguirá ter clareza sobre as decisões que precisa tomar ou clareza de permanecer calma até tudo passar para então resolver o que fazer. Sem contar que a ansiedade abre caminho para outras doenças e patologias emocionais e físicas, que chegam sem percebermos, pois, estamos tão ansiosos que não conseguimos prestar atenção em nós.  Por isso o autoconhecimento é muito importante.

Mas diante de tudo isso o que fazer? Como se manter frente a ansiedade que toma conta devido essa incerteza de futuro que temos?

Não existe uma resposta única e pronta, existe é a conscientização, o autoconhecimento, a calma, o discernimento que podemos colocar em prática para conseguirmos acalmar nossos pensamentos e nos mantermos equilibrados e sensatos frente a tudo isso, para não enlouquecermos, não ficarmos ansiosos com o futuro, pois ninguém sabe como irá se desenhar este futuro.

O Importante é não abandonar os sonhos que já existiam, talvez eles tenham que ser adiados ou revistos, mas ainda há esperança, se cada um fizer a sua parte e ficar calmo, tudo logo vai passar e além de termos um mundo melhor poderemos voltar as nossas vidas ainda mais fortalecidos.

Aproveite para se autoconhecer, descobrir seus inimigos emocionais e busque formas de combatê-los, o momento é propício para boas leituras e leituras que possam nos ajudar em nosso futuro, que com certeza virá!!

 

DICAS DE LEITURA:

 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – VENÇA SEUS INIMIGOS. Autora, Sandra Baldin

– ANSIEDADE. Autor, Augusto Cury

– ANSIEDADE? CONTROLE!   Autora, Lurdes Ficanha

 

Categorias: Sem categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 16 =