MECANISMOS PARA VENCER NOSSOS INIMIGOS EMOCIONAIS

Nossa Inteligência Emocional deve estar sempre em movimento, em evolução para conseguirmos ter sucesso na vida podendo administrar nossas emoções e sentimentos. Mas quando não conseguimos isto e por motivos da nossa própria evolução nos deparamos ou desenvolvemos algum inimigo emocional, precisamos tomar providências.

Eu consigo entender e conhecer meus inimigos emocionais a partir do momento que me conheço e a partir disso o próximo passo é reconhecer o meu inimigo, dar o nome correto a ele e buscar formas de vencê-lo.

Vou apresentar abaixo, algumas formas que podemos trabalhar o nosso emocional para vencer alguns de nossos inimigos:

– ANÁLISE COMPORTAMENTAL:

Fazer uma análise comportamental nos auxilia a identificarmos exatamente o nosso perfil e assim entender melhor o que me faz bem, o que de fato sou bom, conhecer meus talentos. Com a análise comportamental consigo ter um direcionamento mais assertivo do caminho a seguir e com isso deixar pra trás muitas dúvidas quanto a minha pessoa e capacidade que me impedem de dar o próximo passo, pois a análise vai me ajudar justamente nisso, a sair da zona de conforto, da zona de inércia e seguir, caminhar, correr rumo ao que de fato eu sou.

– MOTIVADORES:

São os valores que nos impulsionam, é muito importante descobrirmos quais são nossos valores pessoais, pois eles se tornam objetivos e um norte a seguir. Nossos valores podem mudar com o tempo, com as alterações da nossa vida, com nossa evolução, por isso é importante de tempos em tempos fazermos testes para repensar neste nossos valores.

– LIMPEZA MENTAL:

Muitas pessoas, às vezes, desenvolvem inimigos emocionais que simplesmente conseguem ser eliminados acalmando sua mente e corpo. Existem vários exercícios práticos para realizar a limpeza mental e ela permite darmos um alívio em nossa mente, colocar paz e tranquilidade no meio de agitações, nos permite refletir em momentos de turbulência e manter a serenidade em momentos decisivos. A meditação também é uma forma para limparmos nossa mente, mas muitas vezes uma mente agitação cheia de inimigos não consegue parar para fazer uma meditação, sendo necessário exercícios orientados para conseguir essa limpeza.

– ORGANIZAÇÃO DO TEMPO:

Costumo dizer que o tempo é um coriga, pois é nosso melhor amigo ou pior inimigo, depende de como o administro. Ter uma gestão do tempo, uma organização diária/semanal é importante para conseguirmos tempo de realizar todas nossas tarefas de trabalho e lazer, para que a falta de tempo não desenvolva inimigos emocionais. É importante termos em mente a frase: “O tempo existe para nos servir e não para sermos escravos dele”.

– LEI DA ATRAÇÃO:

Nosso Sistema Reticular Acendente, SARA, conhecido como lei da atração, é um mecanismo que temos no nosso cérebro que diz a ele o que no momento consideramos importante para que nosso cérebro preste mais atenção ao que de fato dizemos a ele ser importante, por isso que a “Lei da Atração” funciona, o pensar positivo, envia comando positivos do que é importante para nosso cérebro, que irá buscar somente essas questões positivas importantes para nós.

– REPROGRAMAÇÃO CEREBRAL:

A reprogramação cerebral acontece, quando entendemos que temos um trauma, uma realidade difícil de ser aceita, entendida ou administrada. É quando devemos procurar ajuda de um profissional em PNL ou reprogramação que possa nos auxiliar a transformar essa realidade e preencher os espaços de nossa mente com memorias transformadoras, memórias boas que nos auxiliem a vencer o inimigo emocional que se desenvolveu devido a tal situação.

Existem muitos mecanismos que podemos ter, desenvolver ou buscar para podermos vencer nossos inimigos emocionais ou nos mantermos equilibrados, por isso é muito importante nos conhecermos e fazermos o que é necessário para mantermos nossa Inteligência Emocional livre de inimigos e sempre em busca de evolução.

SANDRA BALDIN

Categorias: Inteligência Emocional.