NOSSOS MEDOS

Medo é um estado emocional que nos acompanha com frequência. Temos medo de situações que muitas vezes nem sabemos o que é, pois o desconhecido nos causa medo, sair da nossa zona de conforto nos causa medo, o não saber sobre o futuro nos causa medo e muitas vezes temos medo até de recebermos algo bom, como elogios e presentes.

É normal termos medo, pois nos mantém seguros ao nos fazer pensar na situação, evitando nossos impulsos desastrosos, mas não é saudável permitir que este medo tome conta de nós a ponto de nos fazer mudar de atitude ou de deixarmos de fazer gluma coisa.

Se sentirmos medo a ponto de criar bloqueio ou limitarmos uma ação que deveríamos fazer, está na hora de procurarmos ajuda de profissionais, pois sentir medo o tempo todo ou deixar de fazer algo devido o medo, é sinal de que nosso psicológico precisa de atenção.

Para ajudar a identificarmos nossos medos e fobias, deixo abaixo um trecho do livro ANSIEDADE 2 – AUTOCONTROLE, do psiquiatra e pesquisador Augusto Cury:

“Após instalada uma fobia, o verdadeiro monstro não é mais o objeto fóbico (o objeto ou motivo que causou o medo), mas o arquivamento da experiência traumática”

“Nunca as fobias assombraram tanto o ser humano como na modernidade. Dificilmente um ser humano escapa de seus tentáculos. São tipos de fobias:

1 – CLAUSTROFOBIA: Medo de lugares fechados;

2 – FOBIA SOCIAL: Medo de falar em público e debater ideias;

3 – TIMIDEZ: Medo de se expressar nas elações interpessoais;

4 – FOBIA SIMPLES: Medo de pequenos animais, como aranhas, ratos e outros;

5 – AGORAFOBIA: Medo de sair de casa

6 – ACROFOBIA: Medo de altura;

7 – TECNOFOBIA: Medo de novas tecnologias;

8 – MEDO DE CORRER RISCO – CONFORMISMO: Medo de andar por ares nunca antes respirados;

9 – SÍNDROME DO PÂNICO: Sensação súbita e iminente de morrer ou desmaiar;

10 – HIPOCONDRIA: Medo de adoecer;

11 – FUTUROFOBIA: Medo do amanhã;

12 – MEDO DO DESCONHECIDO.

13- MEDO DO MEDO.

Se você se identificou com algumas dessas fobias ou medos, ou se identificou outros, procure descobrir sua origem e o que pode fazer para ameniza-lo ou destruir este medo. Isto é possível através do autoconhecimento, um dos pilares para nosso equilíbrio emocional, mas se você entender que a situação é mais complicada, procure ajuda.

Superando seus medos, fobias e traumas sua mente se recupera permitindo um maior equilíbrio emocional!

TRECHOS RETIRADOS DOS LIVROS:

– ANSIEDADE 2 – AUTOCONTROLE

Autor Augusto Cury / Facebool.com/augustocuryautor

– INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – VENÇA SEUS INIMIGOS

Autora Sandra Baldin / @sandrabaldin.palestrante

Categorias: Inteligência Emocional.