A Inteligência Emocional nada mais é do que a capacidade ou habilidade de identificarmos nossas emoções e sabermos lidar com elas, é conhecer nossos sentimentos e saber educá-los.
Lendo estas palavras nos parece fácil o entendimento deste assunto, porém ao pararmos para analisar dentro de nós, entenderemos que isso não é tão simples assim. O desenvolvimento da Inteligência Emocional depende de diversos fatores, que podem VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA, pois dependem de um conjunto de competências desenvolvidas ao longo da vida da pessoa que incluem questões emocionais, físicas e do próprio meio em que vivemos.
Não é difícil desenvolvê-la, para isto precisamos ter autoconhecimento; nos conhecer a fundo, entender como reagimos a determinadas situações; o que nos motiva na vida e o que nos tira da razão. A pergunta é: O que ou qual situação tenho dificuldade de entender ou aceitar? A partir da resposta, começar a desenvolver formas, através da PNL, da Reprogramação cerebral, de tratamentos ou do que for pertinente, para conseguir administrar esses momentos.
Outra questão muito importante é saber quais são nossos inimigos. Você sabe quais são os seus inimigos internos? Esses que não te permitem evoluir? Cada um deve fazer esta análise, ou procurar alguém que o ajude a fazer, pois, independente dos teus inimigos, se quiser e buscar por ajuda, eles poderão deixar de serem seus inimigos. A partir do momento que entendemos quais são nossos inimigos internos, o que nos provoca, o que nos tira a motivação diária, podemos buscar alternativas para driblá-lo ou até mesmo curá-lo, deixando livre o caminho para o desenvolvimento da Inteligência Emocional.
“Nos próximos artigos escreverei mais sobre inimigos e como vencê-los”