INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – VENÇA SEUS INIMIGOS

O sucesso na vida está medido entre aquilo que desejamos e aquilo que conquistamos. Parece simples, mas para conquistar o que desejamos precisamos nos sentirmos merecedores e termos nossa Inteligência Emocional desenvolvida. Embora existam inúmeros inimigos dentro de nós que queiram acabar com nossa inteligência emocional, também temos grandes aliados no nosso cérebro e sistema psicológico, que nos auxiliam no desenvolvimento de nossa Inteligência Emocional e consequentemente nosso sucesso pessoal. A Inteligência Emocional nada mais é que o controle ou gerenciamento sobre os sentimentos das nossas emoções. Algo que parece tão simples, mas que pode ser muito difícil de conseguirmos desenvolver. Esta inteligência nasce a partir do aperfeiçoamento de duas outras, a Inteligência Intrapessoal, que busca a compreensão de si mesmo e da Inteligência Interpessoal, que busca a compreensão das pessoas a nossa volta. A partir desse entendimento desenvolveremos características, habilidades e competências que irão nos auxiliar a conseguirmos a plenitude do controle emocional. Termos controle do que estamos sentindo pode ser difícil pois nosso próprio cérebro, dentro do Sistema Reptiliano, está programado para não nos deixar sair da nossa zona de conforto, nos bloqueando de tudo o que é diferente ou que nos ameaça, isso pode fazer com que nosso sistema psicológico desenvolva sentimentos e emoções como ansiedade, procrastinação, medos, estresse, entre outros, para, inconscientemente, nos auto sabotarmos.

Ao desenvolvermos ou permitirmos que um desses sentimentos se instale em nós, começamos a procrastinar inúmeras situações e com isso perdermos tempo, pois deixamos para depois algo que deveríamos ter feito hoje e o tempo de amanhã necessitará ser dobrado para darmos conta das coisas do hoje e de amanhã, isso irá gerar estresse e outras frustrações e tudo isso impedirá que nossa Inteligência Emocional se desenvolva plenamente, pois não conseguiremos ter controle sobre nós. A esse conjunto, costumo chamar de Inimigos do Controle Emocional.

Como tudo tem dois lados e o cérebro humano é uma máquina perfeita, também desenvolvemos outros sentimentos e forças capazes de superar esses inimigos e mostrar a nós nosso real potencial, mas para isso ser possível precisamos querer, querer buscar o sucesso, querer o desenvolvimento pessoal, querer ampliar o Desenvolvimento e o aperfeiçoamento da nossa Inteligência/Controle Emocional. Para isso, a primeira tarefa é o conhecimento pessoal! Parece algo básico, mas não é, a maioria das pessoas não se conhece, não conhece seus limites, seus medos, seus valores, seus motivadores, seus reais desejos e necessidades, sua realidade de sentimentos e emoções frente a situações corriqueiras e de exaustão, por isso ficam tão perdidas ou apavoradas quando percalços da vida ou acontecimentos fora do padrão chegam e acabam não sabendo como lidar ou o que fazer, ou quando descobrem, já não há mais tempo para ser feito ou resolvido da melhor forma, ou evitado.

O autoconhecimento, permite que através de inúmeras técnicas e análises você se entenda de verdade, tenha um pleno e amplo conhecimento sobre toda sua emoção, sentimentos, dramas e tudo mais, para que a partir daí consiga entender a melhor forma de agir consigo mesmo, tendo um desenvolvimento pleno da sua Inteligência Intrapessoal, para que esteja preparado a qualquer choque e consiga saber o que fazer ou, não fazer, no momento certo, em outras palavras, ter controle! A partir do seu autoconhecimento poderá ser mais fácil compreender o mundo a sua volta e as demais pessoas, entender o porquê de determinados comportamentos dessas pessoas com você próprio ou com o mundo a volta delas e assim também desenvolver sua Inteligência Interpessoal!

O desenvolvimento da Inteligência Emocional é muito importante pois, nos permite autoconhecimento, entendimento e maior equilíbrio na vida, para conseguirmos o sucesso e a felicidade que tanto almejamos, além de desenvolvermos uma vida de amor e tranquilidade para enfrentarmos os desafios e percalços do dia a dia com coragem e sabedoria, sem quedas ou abalos, e se acaso eles ocorram, que sejam sem grandes prejuízos a nossa saúde física e mental!

No livro sobre este tema, procuro explicar mais detalhadamente estes inimigos e auxiliares do desenvolvimento da Inteligência emocional e o funcionamento de partes do nosso cérebro que são essenciais para um completo entendimento, além de dicas, exercícios e testes para que a pessoa faça uma reflexão sobre si mesma, para que possa descobrir sua inteligência emocional e o que precisa melhorar ou aperfeiçoar para ampliá-la e melhorar sua vida, seu sucesso, sua felicidade e não permitir que acontecimentos do dia a dia interfiram no seu bem estar.

—————————————————————————————————————
– Artigo publicado na revista digital: TEMAS PREFERIDOS, sobre o Livro:
http://temaspreferidos.com.br/home/noticia.php?id=565&cat=6&sub=48

—————————————————————————————————————
– Artigo publicado no Portal Martin Behrend, sobre o lançamento do livro
https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/id/4569/titulo/hamburguense-publica-seu-primeiro-livro-inteligencia-emocional-venca-seus-inimigos
—————————————————————————————————————-

Categorias: Inteligência Emocional.