INTELIGÊNCIA EMOCIONAL – O que é? Como desenvolvê-la?

A Inteligência Emocional nada mais é do que a capacidade ou habilidade de identificarmos nossas emoções e sabermos lidar com elas, é conhecer nossos sentimentos e saber educa-los.
Lendo estas palavras nos parece fácil o entendimento deste assunto, porém ao pararmos para analisar dentro de nós, entenderemos que isso não é tão simples assim. O desenvolvimento da Inteligência Emocional depende de diversos fatores, que podem VARIAR DE PESSOA PARA PESSOA, pois dependem de um conjunto de competências desenvolvidas ao longo da vida da pessoa que incluem questões emocionais, físicas e do próprio meio em que vivemos. Não é difícil desenvolve-la, para isto precisamos ter autoconhecimento; nos conhecer a fundo, entender como reagimos a determinadas situações; o que nos motiva na vida e o que nos tira da razão. A pergunta é: O que ou qual situação tenho dificuldade de entender ou aceitar? A partir da resposta, começar a desenvolver formas, através da PNL, da Reprogramação cerebral, de tratamentos ou do que for pertinente, para conseguir administrar esses momentos. Outra questão muito importante é saber quais são nossos inimigos. Você sabe quais são os seus inimigos internos? Esses que não te permitem evoluir? Cada um deve fazer esta análise, ou procurar alguém que o ajude a fazer, pois, independente dos teus inimigos, se quiser e buscar por ajuda, eles poderão deixar de serem seus inimigos. A partir do momento que entendemos quais são nossos inimigos internos, o que nos provoca, o que nos tira a motivação diária, podemos buscar alternativas para driblá-lo ou até mesmo curá-lo, deixando livre o caminho para o desenvolvimento da Inteligência Emocional.

INIMIGOS DA INTELIGENCIA EMOCIONAL

A Inteligência Emocional nada mais é do que a capacidade ou habilidade de identificarmos nossas emoções e sabermos lidar com elas. Porém, existem dentro de nós sentimentos e emoções que bloqueiam o desenvolvimento da Inteligência Emocional. É o que chamo de inimigos emocionais. Esses inimigos podem ser desenvolvidos por traumas que sofremos, por problemas psicológicos, ou simplesmente por não ter coragem de enfrenta-los, ou não saber como enfrenta-los. Por isso é importante que cada pessoa identifique os seus inimigos, para então, começar os mecanismos para vencer estes inimigos, ou conseguir ter o entendimento de buscar ajuda de um profissional para auxiliá-lo. Eu gosto de citar um conjunto de 6 inimigos que a maioria das pessoas, em algum momento da vida, os conheceram:
– Autosabotagem
– Procrastinação
– Ansiedade
– Estresse
– Medo
– SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado)
No livro Inteligência Emocional: Vença Seus Inimigos, faço uma explanação mais detalhada sobre cada inimigo emocional, incluindo testes para cada um realizar e conseguir um maior entendimento sobre sí próprio e como deve agir ou reagir frente a seus inimigos emocionais para que consigam vencê-los e desenvolverem a Inteligência Emocional.

Categorias: Inteligência Emocional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − 1 =